Acabamentos para madeiras

Tudo pronto, é hora de realizar o acabamento da madeira maciça. com isso as possibilidades de acabamentos são inúmeras, com resultados e destinação distinta e com técnicas e preços variados.

Uma única regra deve ser aplicada: Qualquer acabamento para uso externo pode ser usado internamente, porém o oposto não se aplica, acabamentos destinados a uso interno não devem nunca serem usados para uso externo.

  1. Ceras

Ótima opção para móveis e peças com acabamento natural ou rústico. Impermeabilizam bem. Contudo dá certo trabalho para aplicar e lustrar precisa de manutenção e não protege a madeira contra sol ou a mudança de cor.

No mercado tem ceras naturais até as sintéticas e muitas podem ser combinadas entre si para criar uma cera personalizada ou mesmo criar uma cera do zero com ingredientes simples.

 

 

  1. Óleo Tungue

Opção para uso interno e externo, podendo ser usado tanto em móveis, esquadrias ou peças utilitárias que terão contato com alimentos. Fácil de aplicar, mas pode ficar pegajoso caso você erre na aplicação, sendo  a sua manutenção simples, boa resistência a intempéries. Altera um pouco as cores da madeira e tem um cheiro levemente desagradável de uma gordura velha.

 

 

  1. Óleo de Linhaça

 

O mais versátil, apesar de ressaltar os veios e ser de fácil aplicação ele amarela a madeira e fica mais amarelado ainda com o tempo. A secagem é lenta, porém é fácil de ser reaplicado. Apesar de resistente ao sol a peça fica escura quando exposto continuamente.

 

 

  1. Óleo Mineral

Uso praticamente restrito a peças em contato com alimento, não altera a cor da madeira, fácil de aplicar, impermeabilização mediana e secagem rápida. O ideal é realizar duas ou três demãos antes de usar a peça.

 

  1. Óleo de peroba

Uso exclusivo para móveis possui cheiro agradável, fácil de aplicar penetra bem e fácil de aplicar. Não é gorduroso como o Tungue, por exemplo.

 

  1. Goma laca

Um dos mais antigos métodos de acabamento a famosa “asa de barata” foi muito usado para móveis. O acabamento final assemelha-se ao verniz. Boa impermeabilização, não mancha ao ser manuseada. Tem como desvantagens manchar com solventes, perfumes e até café e durante a aplicação com pincel ou boneca às marcas de passadas pode ficar evidente e requer mais habilidade para evita-las.

 

 

 

  1. Seladora Nitrocelulose

Fácil de aplicar com pincel, boneca ou pistola, rendimento é muito bom. Pode ser usar como acabamento único ou como base para verniz nitrocelulose. Ajuda muito no lixamento de peças antes do verniz. Apenas para uso interno. Impermeabiliza bem, contudo é sensível a solventes, perfumes e até uma xícara quente pode deixar uma certa marca.

 

 

 

  1. Verniz nitrocelulose

Pode ser fosco ou brilhante, incolor ou colorido. Barato e fácil de aplicar. Uso apenas interno, não resite a sol e umidade continua pode descascar. Não resiste a solventes leves ou perfumes.

 

 

  1. Fundo PU (Poliuretano)

Apesar de ser a base para o verniz PU, pode ser usado como acabamento final. Possui brilho moderado. Capaz de fechar os poros da madeira criando uma superfície lisa e vítrea. Aceita polimento.

 

 

  1. Verniz PU (Poliuretano)

O  mais resistente de todos a arranhões e produtos químicos. Não mancha, mantém as cores da madeira , mesmo depois de muito tempo. Não é tão fácil de aplicar e exige boa técnica e equipamentos adequados, tanto para aplicação como proteção.

Pode ser mono ou bi-componente. Apesar se ser possível aplicar com pincel o melhor resultado é conseguido com pistola de pintura.

É compatível com tingidores e outros artifícios para criar efeitos e polimento

Mesmo com alta resistência a intempéries o uso externo não é recomentado devido ao grande trabalho de manutenção que exige a retirada total do verniz antigo antes do novo.

 

 

  1. Resina acrílica

Opção interessante e alto rendimento. As solúveis em água não possuem cheiro forte ao contrário da versão com solvente. Protegem bem contra umidade, porém não contra o sol.

 

 

 

 

  1. Resina Epóxi

O famoso vidro líquido, não é o mais barato dos acabamentos, porém é um dos que proporciona resultado moderno a peça dando a sensação de ter um vidro sobre a superfície, daí o nome vidro líquido. Ideal para peças planas como bancadas e mesas. Pode ser usado em cubas, pois resiste a umidade. Tecnicamente difícil de aplicar  e amarela com os raios UV.

 

 

 

  1. Verniz Marítimo e filtro solar

Para acabamento interno ou externo com boa resistência a sol e chuva. A aplicação é fácil podendo ser feita com pincel, rolo ou pistola. Altera as cores da madeira. Com o passar do tempo peças expostas ao sol descascam e possui manutenção complexa, pois exige lixamento. Para móveis de acabamento fino não deve ser usado, já que visualmente o resultado é pobre.

 

16

    1. Verniz impregnante 

Também conhecidos como Osmocolor ou Stain. Pode ser incolor ou tingido. Sem duvida uma das melhores opções para uso externo. Fácil de aplicar, resistente ao sol e chuva e por não criar filme é de fácil manutenção e pode ser usado inclusive em decks

A forma de aplicação indicada é somente com pincel.